Centro de Comando e Controle

  • imprimir esta página
  • Baixe o catálogo completo

O Centro Integrado de Comando e Controle é um ambiente físico crítico no qual convergem os dados e informações coletados e processados que, aliados aos conhecimentos operacionais existentes, formam a inteligência necessária ao gerenciamento das operações, permitindo o acionamento e o controle dos recursos e ações que irão prever, neutralizar ou impedir a ocorrência de riscos ou minimizar seus efeitos.

 

 

A implementação de um Centro, seja este relativo a atividades de monitoramento, segurança ou emergência (saúde, transporte, etc.), deverá ter como objetivo principal o gerenciamento integrado dos eventos.

As funcionalidades de um Centro Integrado, considerando as atividades contidas em um sistema de Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento - C4IVR, deverão ser analisadas em termos de três tarefas vitais:

Faz-se necessário criar um mecanismo para verificar os passos tomados para responder a cada ameaça, como também demonstrar aderência às “melhores práticas”, documentando todas as informações recebidas e ações tomadas.

As equipes do Comando e Controle deverão ter a habilidade de efetuar a triagem das informações e ativar os planos de contingência ou os procedimentos operacionais padronizados, a fim de responder às necessidades identificadas pelo problema relatado.

Isso exigirá que eles se comuniquem, em tempo real, com as equipes operacionais, a fim de efetuar as necessárias análises, disparar as tarefas e ativar as equipes para providenciar as alternativas previstas nos planos preestabelecidos.

A Boxfile projeta e implementa Centros Integrados de Comando e Controle baseados no estado da arte das soluções de infraestrutura e tecnologia atualmente disponíveis.