Mesa de Operações Financeiras

  • imprimir esta página
  • Baixe o catálogo completo

A Mesa de Operações Financeiras, coração da operação financeira de bancos e corretoras, é um ambiente altamente crítico e de frenético movimento de negociações. Milhares de operações financeiras são negociadas a cada segundo.

Informações e variáveis provenientes de fontes distintas, como feeders (Bloomberg e Reuters), precisam ser visualizadas, em tempo real, em diversos monitores dispensados sobre as mesas de trabalho, enquanto algoritmos de cálculo para simulação de cenários são processados com o maior desempenho e velocidade possíveis para auxiliar os operadores nas suas atividades.


Neste contexto, faz-se necessário que toda a solução de infraestrutura e tecnologia seja projetada e implementada de forma integrada e adequada para atender aos vários requerimentos deste negócio:

Embora críticas, as operações nas Mesas de Operações Financeiras são ainda muitas vezes baseadas numa arquitetura tradicional de TI com os computadores localizados nas próprias posições de trabalho. A tendência tecnológica é hoje substituir workstations tipo desktop por servidores blade localizados fora do ambiente operacional, num ambiente isolado, seguro, reunindo condições ideais de infraestrutura, climatização e elétrica. Os operadores acessam remotamente via IP seus computadores (protocolo PCoIP) sem nenhuma perda de performance no processamento, na manipulação de dados e na visualização gráfica.

A forte dinâmica da atividade nas Mesas de Operações Financeiras gera a necessidade de realizar, constantemente, mudanças e adequações das posições de trabalho (MAC – Move, Add and Change). É, portanto, imperativo que todo o ambiente permita que essas mudanças sejam realizadas com a maior agilidade sem prejudicar as operações.

A utilização de plataformas de comunicação sempre mais unificadas e convergentes para o protocolo IP, assim como a arquitetura centralizada de processamento, armazenamento e gerenciamento de dados requerem que toda a infraestrutura e os equipamentos de TI inerentes à operação das Mesas de Operações Financeiras sejam dimensionados de forma eficiente e correta para atender a essa nova demanda.

Finalmente, o ambiente operacional deve proporcionar o máximo de conforto e atender a rígidos requisitos de ergonomia para que toda a concentração dos operadores seja voltada ao negócio.

Neste cenário, a Boxfile, especialista em ambientes críticos com operação contínua, desenvolve, implementa e integra soluções completas de TI e infraestrutura para as Mesas de Operações Financeiras.